Google vai deixar de suportar os sistemas SSLv3 e RC4 no Gmail

Startup Stock Photos

A partir de 16 de Junho de 2016 a Google vai deixar de suportar os sistemas SSLv3 e RC4 nos seus servidores SMTP. Estes dois sistemas velhinhos de segurança estão obsoletos e não oferecem a segurança exigida pelos utilizadores de Internet desta década.

O SSLv3 há 16 anos que apresenta problemas e o RC4, apesar da sua longevidade de 28 anos, tem sido objecto de cepticismo relativamente às suas capacidades de segurança. Por esse motivo, a IETF (Internet Engineering Task Force) decidiu abdicar do uso destes dois sistemas.

Por esse motivo, estes dois sistemas irão, no dia 16 de Junho de 2016, deixar de ser suportados nos servidores SMTP da Google e nos servidores web do Gmail.

Se a sua empresa ainda utiliza o SSLv3 e o RC4, a Google aconselha a que actualize para configurações TLS modernas. A grande maioria das empresas clientes Google Apps já optou por sistemas mais recentes e funcionais, mas há, ainda, casos de utilização destes sistemas. Por exemplo, gateways de entrada/saída, sistemas que usem retransmissão de SMTP ou emails de terceiros. A partir de 16 de Junho de 2016, os servidores que enviem mensagens através de SSLv3 e RC4 não irão conseguir corresponder-se com os servidores SMTP, e os utilizadores com emails inseguros e antigos não conseguirão enviar correio electrónico.

O que deve fazer
  1. Certifique-se que a sua empresa suporta TLS 1.2.
  2. Inclua uma extensão SNI (Server Name Indication) no handshake e certifique-se que contém o domínio ao qual está ligada.
  3. Assegure-se que a codificação TLS_ECDHE_RSA_WITH_AES_128_GCM_SHA256 é suportada com P-256 e pontos descompactados.
  4. Os certificados em https://pki.google.com/roots.pem devem ser fiáveis.

Para o ajudar com os testes, a Google criou uma página de teste que o ajuda a ligar-se com sucesso. Se não se conseguir ligar, é provável que tenha de actualizar as suas configurações e bibliotecas.

Dúvidas?

AnaSantos_NC_EmailAna Santos
Customer Success Manager

A nossa equipa especialista em Google Apps for Work está sempre disponível para o ajudar. Contacte-nos para tirar dúvidas ou subscrever o serviço. Fale com a Ana

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s