Porquê viajar se pode fazer uma audioconferência?

Female Office Worker With Coffee At Desk Working Late

É uma pergunta pertinente que muitas empresas se esquecem de fazer, acabando por gastar recursos essenciais ao seu negócio que pesam nos seus orçamentos no final do mês. Há alternativas interessantes que permitem conduzir negócios à escala global com o máximo conforto. A audioconferência é uma delas.

Viagens em trabalho podem parecer tentadoras, sobretudo se nos vier à ideia destinos exóticos como o Dubai, o Brasil ou o Japão. No entanto, qualquer que seja o destino auspicioso, a verdade é que a maioria do tempo é gasta entre hotéis e reuniões, sobrando pouco ou nada para respirar o ar estrangeiro. No final, da memória da viagem fica o impacto da reunião, cansaço e stress – e a sensação de desperdício de tempo e dinheiro.

Este cenário nem sempre é o mais comum. Reuniões dentro da mesma cidade são frequentes e, aparentemente fáceis, mas obrigam a deslocações que são uma verdadeira tortura – trânsito, atrasos, estacionamento difícil e quase sempre pago, ansiedade… E uma despesa evitável que poderia ser aplicada em algo útil ao funcionamento da empresa.

As reuniões presenciais são indispensáveis, isso ninguém põe em causa. No entanto, há muitas reuniões que não necessitam de ser presenciais. A tecnologia tem sido generosa com o mundo profissional, apresentando soluções que substituem de forma bastante eficaz as reuniões presenciais.

A audioconferência é uma boa alternativa. A qualquer momento, um colaborador de uma empresa pode comunicar com um grupo de pessoas dispersas pelo mundo inteiro em simultâneo e esclarecer dúvidas em tempo real ou contactar um cliente sem tempo para reuniões presenciais e obter o “sim” que tanto precisava para fechar um negócio ao fim de um longo caminho de negociações – tudo isto sem sair do seu escritório.

O que é que um sistema de audioconferência lhe pode oferecer?

 

 

1) Rapidez
Não precisa de esperar pela próxima reunião. Às vezes esse tempo de espera pode ser a diferença entre perder ou ganhar o negócio. Siga o ditado “não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”, pegue no telefone, seja eficiente e marque a diferença.

 

2) Comodidade
Em segundos, com uma conferência telefónica, poderá falar com pessoas de todo o mundo em simultâneo sem se levantar da sua cadeira.

 

3) Poupança
Uma palavra que faz parte do vocabulário de quase toda a gente nos tempos que correm. Poupe tempo e dinheiro em deslocações perfeitamente substituíveis por reuniões telefónicas. Não é um discurso “cassete riscada”. Se fizer as contas irá ficar surpreendido com o que pode poupar se optar por substituir reuniões presenciais por audioconferências, reservando as primeiras para quando forem estritamente necessárias.

 

4) A informação chega ao mesmo tempo a mais gente
Uma das coisas mais nocivas para uma empresa é o boato. Este surge sempre que a informação não é passada de forma clara e directa, causando pânico, desmotivação e mau ambiente. Os colaboradores juntam-se nos corredores ou cafetarias perdendo mais tempo a alimentar boatos do que a produzir. Uma audioconferência pode solucionar este problema. Pode comunicar para mais de 200 pessoas em simultâneo sem que elas saiam das suas salas de trabalho, evitando perdas de informação e ruído provocado pela incerteza.

 

5) Mais que audioconferência
Uma audioconferência pode parecer limitada. Por esse motivo muitos sistemas oferecem a possibilidade de integrar funções multimédia na chamada. Pode partilhar documentos, vídeos, apresentações ou iniciar uma vídeo-chamada, tornando a reunião uma substituta ainda mais válida da reunião presencial.

 

6) Porque não reserva as viagens para as férias?
Viajar deve ser um momento de prazer. Porquê estragá-lo com o stress do trabalho? Desloque-se apenas quando for estritamente necessário, adopte métodos que o ajudem a optimizar o seu tempo e dinheiro e viaje para se divertir. Não ficam todos a ganhar?

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s